Dicas

Ensino a distância: 5 vantagens de estudar em um ambiente interativo

Ensino a distância

O ensino a distância tem sido uma modalidade bastante procurada por vários alunos e profissionais que desejam aumentar seu conhecimento, atualizar-se em suas áreas e obter melhor capacitação.

Os recursos tecnológicos utilizados no EAD, como videoaulas, áudios, livros, jogos e simulados, garantem diversas vantagens para o aluno.

Descubra alguns desses benefícios e tenha uma aprendizagem mais dinâmica e sólida!

1. Melhoria na aprendizagem

Em vez de se ater somente à leitura de livros ou anotações, o aluno tem acesso a recursos muito mais ricos, como aulas contendo animações, esquemas, exemplos práticos, etc. As ferramentas on-line são mais dinâmicas e diversas, o que contribui para um aprendizado mais efetivo.

Isso foi percebido até por instituições de ensino presencial, como nos casos de Harvard, Woodland Park High School e Michigan’s Clintondale High School, que aplicaram o conceito da Flipped Classroom, modelo baseado no estudo prévio pelo aluno por meio de aulas on-line, vídeos e áudios. Os resultados foram satisfatórios: maior rendimento dos alunos em um período menor de tempo.

2. Horários flexíveis

Poder escolher o melhor momento para se concentrar nas aulas é uma das grandes vantagens do ensino a distância. Isso garante maior autonomia para que o aluno possa definir seu próprio cronograma de estudos, além de poder alterá-lo conforme suas necessidades diárias e estudar em seu próprio ritmo.

Para o aluno que já trabalha e possui dificuldades de conciliar seus horários com o cronograma das instituições de ensino presencial, o EAD representa uma opção primordial!

3. Acesso por dispositivos mobile

As aulas e recursos de aprendizagem disponibilizados pelo ensino a distância podem ser acessados pelos alunos via dispositivos mobile, como smartphones, notebooks e tablets.

Imagine, por exemplo, que você está preso no trânsito após o trabalho e deseja aproveitar esse tempo para assistir a uma aula, ou deseja fazê-lo enquanto está aguardando atendimento em um consultório médico. Para ambas as situações, basta acessar o portal no seu aparelho. É realmente assim: praticidade e flexibilidade no seu aprendizado!

4. Economia de tempo e dinheiro

Exatamente devido à grande flexibilidade que os recursos de aprendizado do EAD garante aos alunos, é possível também economizar tempo para estudar em períodos que, normalmente, você não poderia aproveitar para isso se estivesse em uma instituição de ensino presencial.

A economia financeira também é garantida: além de os cursos on-line geralmente terem mensalidades menores que os presenciais, você não precisará investir nem um centavo a mais para comparecer até a instituição ou ter gastos com alimentação, cadernos, livros e outros.

5. Possibilidade de networking

Embora muitos acreditem que a socialização torna-se reduzida no ensino a distância, diversas alterações estão sendo feitas para otimizar o relacionamento entre alunos, professores e tutores em um ambiente interativo de ensino a distância.

Dessa forma, é possível comunicar-se com outros alunos em escala mundial, e essa é uma maneira de aumentar o networking entre eles, o que viabiliza melhores oportunidades profissionais e uma bagagem de conhecimento ainda maior.

O ensino a distância possui inúmeras outras vantagens, como a grande oferta de cursos e a possibilidade de desenvolvimento de habilidades como autonomia, responsabilidade e disciplina. Por isso, não perca tempo: invista no EAD e garanta melhores oportunidades na sua carreira!

Agora que você já conhece as vantagens do ensino a distância, que tal conhecer alguns aplicativos para organizar os estudos?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.