Dicas

Como montar um cronograma de estudos em 5 passos

Como montar um cronograma de estudos em 5 passos

Você sabia que um cronograma de estudos pode ser um dos seus melhores aliados ao longo da faculdade? Ter um plano que organize sua rotina em meio a tantas atividades, te ajudará a otimizar o seu desempenho acadêmico e trazer resultados eficazes nos seus estudos.

Para isso, é importante que seu cronograma seja flexível e alinhado à sua realidade. Assim, você poderá administrar seu tempo, equilibrando aulas, estudo e lazer. Continue a leitura e aprenda como montar um cronograma de estudos em 5 passos!

Liste suas atividades diárias

Você trabalha? Faz estágio? Qual é o turno? Que horas você tem aula na faculdade? Quais atividades desempenha e quantas vezes na semana? Sua rotina está equilibrada? Essas questões serão respondidas à medida que você dispor suas tarefas em uma planilha, sempre revezando horas de estudo e de descanso, de segunda-feira a domingo.

Não opte por nada complicado a ponto de você não conseguir entender tantos detalhes e também não crie ilusões quanto à quantidade de tempo que tem para desempenhar as tarefas. Seu calendário de estudos deve ser alinhado à sua realidade.

Aproveite os pequenos intervalos do seu dia

Analise sua rotina e transforme aqueles 20 ou 30 minutos de tempo livre em uma pequena sessão de estudo rápido e concentrado. Se você utiliza ônibus como meio de transporte ou se tem meia hora depois do almoço, por exemplo, use esse pequeno intervalo do seu dia para rever prioridades, resolver desafios, responder questões mais simples ou memorizar algum detalhe de determinada matéria.

Encare de frente as disciplinas que você tem menos afinidade

Essa etapa é muito importante. Não é necessário estudar cinco horas ininterruptas uma disciplina que você não tem afinidade, mas é importante incluí-la no calendário de estudos frequentemente. Afinal de contas, você quer se dar bem ao final da disciplina.

Vamos ver um exemplo? Neste semestre você está cursando 6 disciplinas e tem 2 horas diárias para estudar durante a semana, fora do horário normal de aula. Ao longo da sua semana, separe as segundas, quartas e sextas para estudar as disciplinas que exigem mais esforço e as terças e quintas para as disciplinas que você tem mais facilidade.

Você não precisa dividi-las em horas iguais de estudos e sim analisar uma a uma, verificando suas habilidades e alocando as horas necessárias de estudo.

Inclua o lazer na sua rotina

Relaxar, ir ao cinema, conversar com os amigos ou fazer uma atividade esportiva são imprescindíveis para um bom andamento do cronograma de estudos. Já pensou se você mergulhar em horas de estudo sem nenhum momento de descanso, a não ser para dormir? Ninguém aguenta!

Uma das características inerentes ao ser humano é a sociabilidade, por isso é tão importante se divertir também. Caso você tenha uma rotina apertada durante a semana, separe algumas horas no sábado ou domingo para dar boas risadas ou simplesmente esvaziar a cabeça. Pode ter certeza que depois desse descanso você terá mais gás para retornar aos estudos.

Seja flexível com o cronograma de estudos

Como tudo na vida, também há imprevistos na rotina do estudante. Se um professor marca uma prova de um dia para o outro, você precisa encaixar essa mudança na rotina de estudos. Portanto, considere seu cronograma de estudos como um aliado e não como uma camisa de força. Reajuste os horários rapidamente e substitua uma disciplina por outra.

Se um primo veio passar o fim de semana na sua casa, aumente um pouco o horário de lazer e “aperte” o estudo durante a semana. Assim, você compensa um pelo outro. O importante é usar o tempo que você tem de forma responsável e concentrada.

Prontinho! Agora que você já sabe como montar um cronograma de estudos, vai conseguir aproveitar seu tempo para estudar, ir super bem nas aulas e também se divertir!

E aí, gostou das nossas dicas? Continue com a gente e conheça 6 práticas que vão te ajudar a produzir bons artigos científicos!

donwload cronograma estudos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.