Dicas

Afinal, é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

 

é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Dominar um ou mais idiomas e cursar uma graduação é um bom passo inicial para conquistar o emprego dos seus sonhos.

Que tal agregar mais valor à sua formação ao fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Veja aqui alguns prós e contras para decidir se é possível encarar esse desafio ampliando as suas possibilidades profissionais no futuro.

Fazer duas faculdades ao mesmo tempo

Na hora de prestar vestibular, muitos estudantes ficam em dúvida entre dois ou mais cursos. Será preferível escolher administração ou economia, jornalismo ou letras, arquitetura ou artes plásticas? Por que não escolher os dois?

Muitos estudantes têm feito essa opção e, por mais sobrecarregado que seja o cotidiano deles, não se trata de uma escolha impossível.

A dupla formação amplia o campo de atuação do futuro profissional e dá maior segurança na hora de ingressar no mercado de trabalho. É uma boa opção para se destacar.

Ao eleger as duas faculdades a serem cursadas, entretanto, é imprescindível que os cursos estabeleçam uma ligação entre si. Dessa forma, eles agregam valor um ao outro, criando novas possibilidades profissionais no futuro.

Manter bom rendimento nos estudos

O grande desafio do estudante é manter um bom rendimento em ambas as faculdades. É importante levar em consideração não apenas as disciplinas a serem cursadas. Mas também as leituras exigidas, as atividades extracurriculares e o estágio.

A vivência dos cursos pode ficar um pouco prejudicada devido ao acúmulo de obrigações e causar estresse. Quem opta por cursar duas faculdades ao mesmo tempo tem de estar consciente de que isso também significa ter menos tempo. Tanto para os amigos, para a família quanto para o lazer.

Manter a concentração durante as aulas, ter um cronograma de estudos realista e adiantar as leituras — inclusive nos fins de semana — para maior aproveitamento dos estudos é fundamental. É importante ter organização, foco e determinação.

Ter um custo que compensa

Tudo tem de ser colocado na ponta do lápis. Se essa opção dobra as chances de inserção no mercado de trabalho, no cotidiano são os custos que dobram. Deve-se levar em conta a aquisição de livros, fotocópias, transporte etc.

Além disso, deve-se calcular gastos com mensalidade, caso uma das instituições seja privada. O estudante pode optar pelo ingresso em universidade pública e pleitear bolsas de desconto em faculdades particulares. Não esquecer que muitas instituições avaliam o desempenho acadêmico do aluno para reduzir as mensalidades.

Com o tempo dedicado à dupla jornada de estudos, o estudante não terá tempo suficiente para estagiar e adquirir experiência nas duas profissões. Em determinado momento das formações, deverá dedicar-se à opção que parecer mais atraente.

Para quem tem vida financeira estável, sem obrigação de sustentar uma casa, optar por cursar duas faculdades ao mesmo tempo pode fazer a diferença na formação profissional. Além de agregar diferentes valores na formação do indivíduo.

Ficou tentado a encarar o desafio e fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Comente aqui no post e compartilhe sua opinião com a gente!

106 Comentários

    • Oi Antonio, para o currículo e o mercado de trabalho é sempre excelente ter duas faculdades. Sugiro que você veja quais são as disciplinas em comum dos dois cursos, qual será a carga horária de cada um deles, para que você avalie se é possível se dedicar as duas. O grande “problema” é conseguir tempo para conciliar um estágio e ainda ter notas boas nos dois cursos. Por isso pense bem… Boa sorte e sucesso!

  • Meu sonho é ser político, mais ainda, ser presidente. Conversei com um ex-político, ele me perguntou que matérias eu ia escolher para cursar na faculdade, respondi que pensava em economia e administração, ele me disse que eu deveria fazer relacões internacionais também, será que eu consiguiria conciliar economia com adm?

    • Oi Gustavo, administração e economia são faculdades possíveis de conciliar. O que você tem que pensar é se você vai dar conta, como será sua rotina, se você precisa trabalhar também ou pode se dedicar exclusivamente aos estudos. Três faculdades não é impossível mas não recomendamos. Com certeza vai ser muito puxado e pode atrapalhar no seu rendimento. Você também pode deixar para fazer pós graduação em uma dessas áreas, cursos diversos… Esperamos ter ajudado! Boa sorte!

    • Oi, vou te dar uma dica pois minha filha faz economia e direito. Ainda ficou querendo fazer ri e história, mas segurei ela. Mas no curso de economia da FGV , ela poderá fazer uma extensão de 200 horas em ri, dentro do curso de economia na própria FGV vc teria os dois cursos no mesmo lugar. Excelente! Boa sorte

  • Estou pensando em fazer Fisioterapia, mas algumas amigas da minha mãe me falou que Educação Física também é uma boa ideia pra faculdade… Queria saber se as duas são interligadas e seria uma boa ideia conciliar as duas..

    • Oi Lara, existem disciplinas em comum entre Fisioterapia e Educação Física. Nos dois cursos, os anos iniciais apresentam várias disciplinas da área da Saúde e da Biologia, entre elas Anatomia, Cinesiologia (estudo dos movimentos), Fisiologia e Morfologia. A diferença entre elas é que a fisioterapia procura a manutenção saudável dos movimentos humanos, através das condutas fisioterapêuticas, enquanto a educação física quer desenvolver e melhorar estes mesmos movimentos humanos, através de um processo educacional. Para saber os detalhes das disciplinas e como conciliar, vai depender da Instituição de Ensino, a grade e os aproveitamentos de créditos podem variar, por isso, sugiro que pergunte diretamente a IES para entender a grade e opções. Boa sorte!

  • Estava pensando em fazer Letras ( com foco na língua inglesa) e Engenharia Química ou Física, será que daria para conciliar as duas?

  • Estudo a um ano na Usp letras e gostaria de estudar direito na faculdade de Direito de São Bernardo, como uma tem a duração de 4 anos e a outra de 5 o estágio não vai interferir no tempo da outra. Mas não tem problema da USP ser pública e a de são Bernardo ser uma autarquia municipal?

    • Oi Antonieta, pelo que temos de informação, isso não é problema. Mas, por garantia, sugiro que pergunte na Usp se existe alguma restrição. Boa sorte!

    • Olá, você descobriu se existe um problema ou não ? estou estudando para cursar direito em uma universidade pública, mas queria começar ADM em uma faculdade privada, a dúvida é parecida, se souber a resposta ficaria agradecido

  • Estou pensando em cursar Direito e Engenharia Química, penso que mesmo as áreas sendo distantes ambas me agradam muito e por vezes se complementam. O que acha?

    • Oi Nayane, provavelmente será uma rotina bem pesada mas coloque na balança, veja se o custo benefício valerá a pena. A Engenharia Química tem disciplinas difíceis, especialmente no Ciclo Básico. Mas é comum ver alunos cursando Direito como segunda faculdade, exige bastante leitura e estudo. Pense bem antes de começar, se planeje e boa sorte!

    • Perda de tempo, são cursos extremamente distintos com área de atuação não correlata, então uma não agregaria nada a outra, sem contar que, o curso de Eng.Quí é muito puxado e exige muito do aluno, sendo um dos cursos de eng mais difíceis do país. Conheço pessoas que levaram de 7-8 anos para se formarem. Já Direito nem se fala, vai ter semestre que você vai ler tanto que vai ir na padaria com a constituição na mão(já vi pessoas fazendo isso). Não faça um curso só para dizer para ás pessoas que fez eng ou direito, foque naquilo com que você realmente deseja trabalha, pois é melhor ser muito bom naquilo que se propôs a fazer, do que ser medíocre em ambas.

    • Olá! Fazer duas faculdades é sempre um desafio, ainda mais com o ciclo básico 😀 Mas entre Astronomia e Engenharia existem alguns pontos comuns, são cursos relacionados. Para praticar a astronomia são necessários instrumentos e eles são fabricados por engenheiros. Telescópios, satélites, sondas, foguetes, etc. Então pode ser que seja uma boa ideia, avalie sua rotina, se irá conseguir se dedicar e manda brasa!

  • Bom Dia, estou no 3 período de Fisioterapia e gostaria de cursar também Enfermagem. Penso que apesar do pouco tempo acho que vai dar pra conciliar as duas. Enfim meu medo é completar os estágios. Mas irei me aventurar nesse desafio.

  • Eu faço biologia estou no 4 período e tem duraçao de 5 anos gostaria de fazer gestão ambiental que tem duraçao de 2 anos gostaria muito de fazer as duas mas tenho medo pois algumas pessoas dizem nao vai dar certo. Sera que devo fazer o que tenho vontade ou ouvir as pessoas pois eu tenho tempo pq a minha faculdade de biologia é semi presencial, é bem puxada mas queria cursar gestão que é presencial.

  • Tudo bem, eu faço licenciatura em matemática, e pretendo iniciar bacharelado em administração ano que vem, porque minha intenção é ser professor universitário, e acho que fazendo administração consigo ampliar minha area de atuação acadêmica, e tambem ganhar tempo, pois pretendo fazer pós, mestrado e doutorado no futuro depois de formado. Vai ser bem puxado.

  • Estou pensando em fazer engenharia de produção e gestão financeira, sendo a última a distância. N teria mts problemas com a mensalidade, no entanto, tenho dúvidas se conseguiria conciliar as duas faculdades

  • Olá,
    Gostaria de me inscrever no curso de Bacharel em Letras/Inglês Tradução/Interpretação e também em Licenciatura Letras/Inglês, pois quero ter um bacharel e licenciatura nessa área.
    O curso de licenciatura é EAD (ensino à distância), então pensei que seria possível cursar os dois ao mesmo tempo.
    Seria uma boa ideia?

    • Comecei a pesquisar sobre o curso de letras… E eu acho que se vc fizer apenas o curso de Bacharel vc tbm terá licenciatura, mas se vc fizer apenas licenciatura vc não será bacharel. Acho que deu pra entender neh?
      Acho que um completa o outro, sendo que o de bacharel é o mais completo e engloba licenciatura.

  • Estou em dúvida entre duas coisas que AMO. Administração e Gestão de Tecnologia da Informação e estou querendo iniciar as duas no ano que vem. A Adm de manhã e TI (o tecnólogo – 3 anos) a noite. Seria uma boa ideia ?

  • Olá! Pretendo cursar duas faculdades. Bacharel em letras /inglês tradução /interpretação . E também nutrição , sou apaixonada pelas duas .

  • Estou cursando Geografia e História ao mesmo tempo e trabalho nas duas áreas. Foi a melhor ideia que tive. E sigo aquele ditado “quem não tem tempo a perder, não perde tempo”…. Sou disciplinada, organizo meu tempo conciliando os estudos, o trabalho (sou professora) e deixando um tempo também para família e lazer….
    Detalhe: é importante ter agenda para cumprir todos os prazos e compromissos e ter um e-mail somente para os cursos.Assim você não perde nenhuma informação importante e faz um arquivo de tudo o que você produzir ou encaminhar… Quem tem condições de embarcar neste desafio,digo que é uma experiência e tanto.

    • Olá, então eu estou pensando em fazer Psicologia e Direito, os dois na UMC. Porém tenho que conciliar o trabalho também, como você faz pra manter essas três coisas? 2 Graduações e o trabalho, estou aberta a todas as dicas que puder me dar rs.

  • Oi, estou cursando o 2° ano de psicologia (5 anos), e gostaria de ingressar no técnologo em design de interiores (2 anos) q sempre sonhei, conciliando as duas faculdades. Já q não tenho outras ocupações como trabalho e contas extras, seria uma boa idéia?

  • Meu sonho sempre foi fazer publicidade e propaganda, mas como onde eu moro esse é um mercado um pouco difícil, pensei em fazer administração. Com adm fica mais fácil de conseguir um estágio pra me ajudar nos custos em casa. Você acha que são facudades possíveis de conciliar?

  • Estou muito divida. Eu quero muito cursar 3 faculdades, mas no momento eu pretendo cursar 2: Letras – Literatura e Psicologia. É uma boa opção? é possível conciliar?
    também pensei em cursar Letras- Inglês, mas eu já faço um curso de inglês- qual seria melhor opção????

  • Estou no 2° ano do Ensino médio. Gostaria muito de fazer bacharelado em educação física mas gostaria de cursar ciências contábeis. Estou pensando em cursar ciências contábeis presencial e fazer educação física a distância isso é uma boa ideia? Pois quero ter minha academia futuramente e ciências contabeis seria bom. Minha família quer que eu faça contábeis mas eu queria aducacao física mas eles falam de a média salarial ser baixa. Se conseguir me ajudar em algo agradeço desde já.

  • Eu faço fisioterapia faltando 1 ano para acabar e estou pensando em fazer pedagogia. Se eu conseguir em uma faculdade publica melhor porque a fisioterapia estou pagando e não é nada barato! Acredito q de certo forma essas duas áreas se encaixam. Sera que estarei fazendo o certo? E também tem a questão de uma ser mais competitiva no mercado de trabalho e a outra ter mais opção se não der de um lado tem que dar em outro. Penso assim elo menos!

  • Estou pensando em fazer Letras pela manhã e Direito a noite!!! O que vcs acham??? Gosto muito dos dois e não queria abdicar de nenhum. Letras em uma Universidade pública e Direito por uma Faculdade particular (ganhei bolsa integral de 100%)

  • Já faço Engenharia Civil em modalidade presencial e quero fazer Matematica a distância. Mas a indecisão tomou conta dos meus pensamentos.

  • Eu faço medicina veterinária que é presencial e nesse ano vou começar a fazer Letras em Espanhol á distância.
    Tive a intenção de fazer esses dois cursos, por gostar das duas coisas e penso em fazer publicações científicas em outra língua no futuro.

    Em relação aos custos financeiros, não estou tendo muitos gastos, pois um é eu não pago e a outra tenho bolsa de 50% E o valor fica em menos de 200 reais por mês.

    Será que fazer os dois cursos juntos seria pesado em relação a acompanhar as matérias e manter o bom desempenho?

  • Eu já curso engenharia Elétrica e neste semestre irei começar mais uma faculdade ADS- Análise e desenvolvimento de sistemas. Estou ciente que não terei tempo para quase nada, mas estou decidida ir até o final. A gente só precisa de muita determinação e foco!

  • faço duas, administração (particular) e tecnologia em alimentos (publica) e faltam meses de 6 meses, para eu entregar um artigo e uma monografia isso me deixa estressada e confusa.

  • Sou bacharel em Direito e estou querendo fazer duas pós graduação ao mesmo tempo , uma de Docência no Ensino Superior e a outra em Direito Público .
    Mas estou em dúvida se vou dar conta ou não.

  • Olá!
    Eu estava planejando cursar Administração na Universidade do meu Estado (bacharelado, com o Enem, duração de 4 anos) e cursar Gestão de Turismo na faculdade particular (tecnólogo, 2 anos e meio). Seria uma opção viável? Pretendo trabalhar no setor administrativo de hotéis e promover eventos relacionados ao turismo.

  • Não trabalho e tenho todo o meu tempo livre para estudar. Vou iniciar o curso de Psicologia em maio e gostaria de cursar odontologia,será que poderia cursar às duas ao mesmo tempo?

  • Olá.
    Gostaria de Fazer Sistema de Informações. Já faço Biblioteconomia.

    As duas áreas são próximas. Porém medo de fazer e depois me arrepender.

  • Ola Boa noite, estou cursando Administração, Técnico de Mecanica e Caldeiraria. Pretendo fazer Engenharia Mecanica e Matematica. Alguma dica ?

    • Oi Camila! Com certeza é possível. Administração é considerado um curso mais “coringa” então combina bastante com outras faculdades. A questão mais importante é pensar se vai ser bom pra você. Pense na sua rotina, se você terá que conciliar ou não com um trabalho, tudo isso vai fazer diferença para que você tenha qualidade de vida. Faça uma avaliação dos pontos positivos e negativos. E então tome sua decisão. Bons estudos! 🙂

  • Olá
    Ótimo artigo.
    Começarei o meu curso de Direito presencial no ano que vem e estava pensando se seria uma boa ideia fazer Administração ou Relações Internacionais a distância.
    Poderia me dar alguma dica?

    • Oi Ligia, são cursos que tem uma sinergia. Mas fazer duas faculdades ao mesmo tempo é sempre puxado. Pense em qual o seu objetivo ao fazer os dois cursos. Será que você não deveria começar por um e deixar o segundo para uma pós graduação? Não há resposta certa mas é importante que tenha clareza nos seus objetivos. Boa sorte!

    • Oi Beatriz, fazer duas faculdades é possível. Você precisa avaliar se conseguirá se dedicar as duas e ter um bom resultado em ambas. Isso varia de pessoa para pessoa, levando em consideração a rotina e as necessidades também. Os cursos que você tem em mente possuem algumas disciplinas em comum mas são bem puxados. Pense bem e tome sua decisão! 🙂

    • Oi Iually, são cursos que exigem bastante dedicação, mas ao mesmo tempo possuem pontos em comum. Veja se é possível aproveitar disciplinas de matemática, quem sabe… O importante é você avaliar se dará conta de todas as tarefas para que possa ter um bom resultado em ambas.

  • Boa noite, eu estou no primeiro ano de psicologia em uma faculdade particular, sera que compensa fazer vestibular para biologia licenciatura em uma faculdade publica e se possivel começar ano que vem ?

  • Fiz técnico estética porém não estou atuando trabalho a 5 anos área da saúde e quero fazer artes plástica e outra graduação tecnólogo em estética muita dúvida pois já estou com 50 anos

    • Oi Edilene, nunca é tarde para fazer uma mudança de carreira. Um curso técnico, uma graduação, uma pós. Siga o seu sonho! Mas é importante focar em um único objetivo. Então, veja o que você realmente deseja e vá em frente! Boa sorte.

    • Olá Matheus, não constuma ser fácil conciliar medicina com nenhum outro curso. Nesse caso, é um curso bastante relacionado então talvez valha a tentativa.

  • Olá! Minha dúvida é em relação a instituições diferentes… Posso me matricular em uma escola técnica presencial e ao mesmo tempo cursar a faculdade a distância?

  • Olá! Vou começar Farmácia neste ano, em uma instituição privada. Pretendo fazer Biologia no próximo ano, mas não sei se eu conseguiria conciliar os dois cursos juntos. Existe alguma barreira das disciplinas que possa tornar isso muito difícil? Essa é uma escolha?

  • Olá, eu vou começar a cursar biologia mês que vem na UNEB, mas também penso em fazer ecologia na UNIVASF. Eu gostaria de saber se é possível fazer as duas porque uma é pública e a outra é federal, e também porque creio eu que as duas tem relação entre si. Apesar de ser puxado ou não.

  • Olá.
    Gosto muito de ler e escrever, por isso me falaram que era bom fazer letras. Porém não levo muito jeito para lecionar.
    Estava pensando em fazer engenharia mecânica, porém não é meu forte matemática. Diante dessa questão, seria uma boa opção?
    Seria uma junção? Caso não, quais seriam boas opções para ambas?

  • Olá, eu curso pedagogia em uma faculdade privada porém também tenho interesse em cursar Comércio Exterior na Fatec e gostaria de saber se esta instituição permite duas graduações simultâneas

  • Eu estou numa dúvida cruel.
    Sei que ano que vem irei cursar Licenciatura em Teatro pois é o que amo .
    Mais queria acrescer ou Licenciatura em História ou Licenciatura em Sociologia que seria EAD .
    O problema é que eu não sei qual dos dois colocar, às vezes penso em botar os 2 como EAD mas seria loucura demais.

  • eu faço direito, mas quero muito fazer outro curso. Estou em duvida entre filosofia e publicidade e propaganda (que eu me interesso mais). Mas tenho medo de fazer publicidade e nao conseguir conciliar. Poderia me dar um conselho??

  • Boa noite.. gostaria de saber se você acha que designer de moda e administração se conciliam ? Porque meu sonho é ser bacharel em designer , abrir minha própria loja e ter bacharel em adm para administrar meu proprio negócio. Ja faco um curso de auxiliar adm , mas quero me especializar porque alem de eu gostar faz parte de meu sonho. Oque me diz ?

    • Olá, Maria Eduarda! Com certeza faz todo o sentido sim. Só tome cuidado para não se sobrecarregar, você tem que conseguir dar atenção aos dois cursos. Boa sorte!

  • Olá, estou pensando em fazer pedagogia e letras ao mesmo tempo. Como opto sempre pelo curso a distância por preferência particular, acredito que conciliar os dois não será uma tarefa difícil. E farei Letras/Português e Inglês. Pois ja quero sair com uma bagagem mais recheada… Tendo liberdade como professora em qualquer ano de ensino e também agregando em línguas, me levando a patamares mais altos.

  • Boa tarde. Estou com uma dúvida e gostaria de saná-la.
    É permitido fazer o mesmo curso em duas universidades diferentes ao mesmo tempo? Em turnos distintos, claro.
    Obrigada!

  • Olá! Nesse semestre começarei um curso de Engenharia Cívil, porém amo história com a mesma intensidade. Em se tratando do lado profissional eu irei optar pela Engenharia, mas tenho o ansieio e a necessidade (me sentirei mal se não o fizer) em estudar História, pois para mim, mesmo que no âmbito profissional não haja tanta valorização, tem tanto valor quanto a outra. Amo matemática e história na mesma intensidade, mas gostaria de uma opinião sincera: acham que é possível conciliar os dois? E lembrando que se for cursar história como segunda opção, será por EAD. Grato!

  • Faço Biomedicina em universidade pública e gostaria muito de fazer Pedagogia. Se eu conseguir através de prova(vestibular) uma nota boa para conseguir bolsa de 100% em faculdade particular, eu poderia cursar essa segunda faculdade ao mesmo tempo sem arrumar um problema pelas normas do MEC?

  • Perda de tempo, são cursos extremamente distintos com área de atuação não correlata, então uma não agregaria nada a outra, sem contar que, o curso de Eng.Quí é muito puxado e exige muito do aluno, sendo um dos cursos de eng mais difíceis do país. Conheço pessoas que levaram de 7-8 anos para se formarem. Já Direito nem se fala, vai ter semestre que você vai ler tanto que vai ir na padaria com a constituição na mão(já vi pessoas fazendo isso). Não faça um curso só para dizer para ás pessoas que fez eng ou direito, foque naquilo com que você realmente deseja trabalha, pois é melhor ser muito bom naquilo que se propôs a fazer, do que ser medíocre em ambas.

  • Oi, eu faço administração e estou no segundo período, e passei para licenciatura em geografia. Será que ter ambas graduações agora em nessas áreas seria uma boa?

  • Ola.Fiz licenciatura em Educaçao fisica mas me interesso pela area da pedagogia.. Tem um programa na faculdade da minha regiao pra licenciados onde pedagogia é feita em um ano entao estava pensando em fazer junto ou Pòs de pedagogia empresarial ou pòs secretariado executivo: assessoria empresarial e educacional. ( tenho que escolher entre essas duas pòs)
    Qual das duas pós é melhor pra trabalhar na parte administrativa ? Qual das duas é mais facil emprego na area administrativa?
    O que vc poderia me aconselhar?

    Desde ja agradeço. E Me perdoe tantas perguntas.

  • Olá. Eu curso pedagogia EAD, e na verdade eu queria terminar o mais rápido possível, pois fui classificada no concurso público para professora infantil, e eles podem me chamar para assumir, pois estou em uma colocação boa. Porém, não tenho o diploma em minhas mãos! Eu custeio essa faculdade na qual estudo, se eu ganhar uma bolsa pelo Prouni, será que posso fazer o mesmo curso para terminar o mais rápido possível?

  • estou fazendo odontologia com bolsa em uma particular mais vou tentar em uma publica medicina se eu passar dar para fazer as duas ao mesmo tempo.Pois gosto muito das duas profissões

  • Olá estou pensando em fazer administração e um processos gerenciais ead, acha que vale a pena? ambos são faculdades a distancia, gostaria muito de trabalhar, um estagio, mas não sei se será possivel.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.